quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CÚMPLICES DA AÇÃO HUMANA

Prof. Redovagno Ribeiro

Acadêmico

 

Aristóteles, aluno de Sócrates e depois de Platão, apregoava que o Bem Maior é a felicidade. A felicidade não é um “estado de espírito”, ou algo momentâneo e passageiro, pois ela é uma atividade e se encontra nas atitudes humanas que são virtuosas, que conduzem ao bem-estar pelo hábito voluntário que segue a escolha ou preferência, que resulta da deliberação. A intenção correta confere valor ao ato e, por isso, ela é a alternativa certa que o cidadão deve seguir, cotidianamente.

Ou rosas das atitudes humanas, vocês, nós somos as vozes que deverão ecoar neste incrédulo momento que vivemos. Não há como esquecer os versos entoados pelos poetas, como Luiz Gonzaga e a avalanche de outros brasileiros que registraram épocas de amarguras em todo Brasil. Aqui, estamos nós, vendo uma reprise da seca de 32 e imaginado. Será que Luiz Gonzaga já previa esta catástrofe que hoje estamos vivendo?

CARO EDMUNDO e outros seguidores do FACE, o momento não é de brincadeira. Famílias inteiras estão bravamente resistindo à situação descalabrosa da seca. No entanto meu irmão, choro, por ser obrigado a dizer que os irmãos não resistirão por muito tempo.

A catástrofe foi anunciada em 2011, concretizou em 2012 e estamos agonizando em 2013. Se algo não for feito, em 2014 terá vários óbitos. Será que estou louco EDMUNDO? Não! Só estou exibindo um filme de horror que não sou eu o autor da obra, ao contrário, sou figurante, que ao final da peça morrerei.

As evidências de dissabores são visíveis. O povo está derrotado.  Não há empolgação entre os ruralistas, não tem água, não tem feijão, não tem milho nem farinha. Pra onde vamos? Gente, abram os olhos, orientem aos que podem fazer alguma coisa. Sugiro por exemplo, que o poder público instale uma força tarefa por via de um gabinete de emergência para conversar com a população. Claro, que não há recursos municipaais para tanto, mas uma resposta que anime, há de ser urgentemente ecoada na comunidade.

Seguiremos juntos, se possível contribuindo até financeiramente, a fim de atender ainda que pouco, más, devemos fazer a nossa parte.

Estou chocado com o que ouço de Pilão Arcado, uma cidade sem recursos e com uma sociedade agonizando e clamando pela vida que não sabemos pra onde vai. Uma coisa é certa, estamos mais pobres, deprimidos e cansados, todos abalados por uma seca que não passa. A única eventualidade ainda em andamento, é a operação pipa do exercito e do município, que está operando como uma aplicação de soro a um paciente internado, amarelado sem perspectiva de alta.

Meu Deus! Ouça-me! Ouça teu povo, imploramos Senhor dos exércitos, mande chuva na terra. Sacie a sede de todos nós. Tenha piedade dos animais e da terra, mande chuva calma e com sabedoria para desenternar estes pacientes.

Redovagno Ribeiro – 27.02.2013

Foco na saúde!

                                                                    Rosana Lashley Health Coach / Holistic Nutrition Mentor in Human Develop...