sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Agonia do Rio São Francisco é sêde.

RIBEIRO, Redovagno Gomes.

Pilão Arcado – Bahia – outubro de 2014.



Numa viagem a um dos momentos mais tristes e insaciáveis da história brasileira, ocorrido na segunda parte do segundo semestre de 2007, dava-se uma luta impressionante e oposta ao Governo brasileiro na tentativa de barrar as obras de Transposição do Rio São Francisco.


A decisão de não comer mais nada até que o Governo à época, o então Presidente Lula recuasse do projeto das obras da Transposição do Rio São Francisco, Dom Luiz Flávio Cappio, surpreendeu todo o mundo ao decidir pôr a sua vida em risco, em defesa das águas do rio mais importante do Brasil. O São Francisco.

Dom Luiz Flávio Cappio, emocionou a todos nós com aquela sua decisão que durou cerca de 24 dias, e, foi encerrada ao lhes darem entrada em um hospital à beira da morte. Enquanto isso, o Governo do Presidente Lua insistia em não ceder às pressões do debilitado sacerdote baiano.

Revejam e sintam o clima de paixão do Bispo de Barra, Bahia, ao anunciar o fim daqueles, sei lá, se de intragraveis dias, ou, de belíssimos dias.  Tudo aquilo em defesa do Rio, que agora, é ele quem enfrente, não por vontade própria, mas forçado pela agressão humana, a mais ardente greve de sede, que deve ter um fim ainda mais chocante que o de Dom Cappio. A morte. 

Depois desses 24 dias encerro meu jejum,   mas não a minha luta que é também de vocês, que é nossa. Precisamos ampliar o debate, espalhar a informação verdadeira, fazer crescer a nossa mobilização. Até derrotarmos este projeto de morte e conquistarmos o verdadeiro desenvolvimento para o semiárido e o São Francisco. É por vocês, que lutaram comigo e trilham o mesmo caminho que encerro meu jejum. Sei que conto com vocês e vocês contam     comigo para continuarmos nossa batalha para que todos tenham vida e tenham vida em abundância.    (Trecho da Carta de Dom Luiz Flávio Cappio – Folha de São Paulo, 20.12.2007.

Naquele ano, se por um lado, a imensa maioria se solidarizava com Dom Luiz Flávio Cappio, setores o tinham como intransigente, ao pôr a sua própria vida em risco, se opondo a um projeto que o governo o tem como a maior obra de todos os tempos. Até setores mais conservadores da Igreja achavam à época, um exagero por parte do Bispo, entendendo que a ação não tinha apego e fundamento bíblico.

 A atitude de Dom Luiz Cappio tem sido a principal força que se opõe à estratégia governamental de manipulação da opinião pública e sem essa disposição moral o assunto há muito já teria sido absorvido pelo pensamento único que o poder impõe, como vem fazendo em relação a outras questões. A repercussão do gesto de Dom Luiz é prova de que a firmeza moral, a honestidade e a solidariedade ainda contam, apesar da falta de ética dominante no país e, principalmente, nas esferas dos poderes da república. O governo e a grande imprensa ignoram ou diminuem a importância da atitude de Dom Luiz, até porque não se podem expor a uma discussão aberta quanto ao caráter ético-político da decisão de transpor o São Francisco, devido ao risco de que as verdadeiras motivações se tornem mais claras.
Aqueles que estão comprometidos com os interesses antipopulares querem que a atitude do bispo apareça como arcaica, intransigente e patética, para assim desmerecê-lo junto à opinião pública. Trata-se de uma tática tipicamente totalitária que por si mesma já denuncia a máscara popularesca atrás da qual se esconde um governo profundamente comprometido com os grupos que detêm o poder econômico. A coragem cristã de Dom Luiz, longe de ser fora de época, representa um autêntico compromisso com as causas populares, hoje totalmente abandonadas por todos os partidos políticos. Ela mostra a grandeza do indivíduo frente a uma sociedade que os poderes constituídos desejam que se torne cada vez mais degradada, para assim facilitar o trabalho de dominação. (A afirmação é de Franklin Leopoldo e Silva, professor de filosofia da USP, em entrevista, concedida por e-mail, à IHU On-Line em 20 de janeiro de 2008).
Vamos então a partir de um curto voo e sempre com base nas mais diversas matérias televisivas e de jornais impressos, contar a atual situação do Rio São Francisco. Recentemente foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação de massa que o Rio São Francisco acabara de secar a sua principal nascente.
O biólogo Humberto Mello, do Aquário do Rio São Francisco, localizado no Zoológico de Belo Horizonte, considera como um aviso o fato de a nascente do rio, na Serra da Canastra, ter secado. “As ações preventivas não devem partir apenas dos governos, mas de toda a sociedade. Há vários trechos do São Francisco em que é urgente a recomposição da mata ciliar. É importante que ribeirinhos preservem a vegetação, para evitar o assoreamento do curso fluvial”, explicou, acrescentando que os ciclos da vida dos rios podem exigir até uma década para que a vazão se recupere. (em.com.br – 26.09.14).
Longe de atribuir ao governo tudo aquilo que ocorre atualmente com o Rio São Francisco; mas é preciso que se diga que a faraônica obra de transposição das suas águas não veio no tempo exato e precedida de um projeto de revitalização que deveria ter ocorrido há umas quatro décadas atrás.
Digo isso com base numa comparação bem simples. Inicio dizendo que tudo se acaba, ainda mais se dali só retiramos e não reponhamos o suficiente para seu reabastecimento.
Falando-se do Rio São Francisco, dele infelizmente só querem a água, não dando ao seu firmamento seu necessário abastecimento. Que nada mais seria, senão um cuidado especial com as suas matas ciliares, um projeto de revitalização efetivo e capaz de impedir o despejo de lixos e erosões, além de estender todas as ações pertinentes a todos os outros rios que banham o nosso querido Brasil.
Infelizmente os cuidados necessários para com o Velho Chico estão em segundo plano. Assim que isso forem repensados de outra forma, será, pois, tarde demais.
Possam acreditar, as noticias não deixam dúvidas. A agonia já estará transformada em, o maior velório de todos os tempos, iniciado desde 1501, ano do seu descobrimento. Quer seja, a morte do Rio São Francisco causada pela sede.
Será uma tragédia. Talvez aqui esteja a explicação para o novo fim do mundo, que segundo pergaminhos será acabado por um enorme fogo. Nestas circunstâncias, por especialistas que sejam os médicos que salvaram a vida de Dom Luiz Flávio Cappio, não reverterão o coma do Velho Chico.
Por este ângulo só se tem uma dúvida. Quem vai chorar pelo Rio São Francisco? Talvez ninguém. Morreras se esticando de sede e calor sozinho e sem amigos, pois aqueles que ele ajudou a crescer serão para ele o que representa para nós hoje, as ossadas dos dinossauros que habitaram a terra há milhões de anos.
Parece um enredo teatral de um desesperado homem, mas creio não ser. Trata pois, de um filme real. A sede enfrentada pelo Rio São Francisco é preocupante e já afeta os pulmões de toda a fauna e de todos homes e mulheres brasileiras.
Se algo não for feito, a tragédia anunciada pelo Bispo Dom Luiz Flávio Cappio será concretizada. Não basta se preocupar, é urgente a necessidade de uma tomada de decisão nos moldes mais avançados possíveis, para caminhar na tentativa da salvação não só do rio, mas de toda uma futura geração.
O momento atual é precioso para estas discussões, porém tão pouco se debate sobre o tema. Falo com relação ao momento eleitoral, ausente de até um programa de governo de ambos os lados, que tenha olhares fixos para tal fim; digo, recomeço de anunciado fim de toda a nação brasileira.

Foco na saúde!

                                                                    Rosana Lashley Health Coach / Holistic Nutrition Mentor in Human Develop...