sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Brejo da Serra: Ponto de encontros, tons de fé e cultura

 

Foto da internet


Pilão Arcado reproduz ano a ano um incrível calendário de cultura religiosa. Os tons de fé e adoração a Deus é sentido em todos os cantos do Município de Pilão Arcado. As festas populares organizadas pela Paroquia de Santo Antônio são vistas por todo o ano. Mas uma delas nos chama atenção!!

No Brejo da Serra, uma das localidades mais procuradas pelo povo pilãoarcadense e pelos municípios da vizinhança, a peregrinação acontece no mês de agosto. Tem início a partir do dia 1º e se alonga até o dia 15, data que se comemora o dia da Nossa Senhora da Conceição de Aparecida do Brejo da Serra.


E para não deixar mais dúvidas procuramos entender mais sobre essa elegante festa de adoração, danças, comidas, orações e muitas conversas de rodas e milagres a relatar

Bom, mas a data anual na qual se comemora os Festejos de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, fez surgir uma dúvida. As pessoas si perguntam porque não em 12 de outubro de cada ano? Dia da Padroeira do Brasil.

 

A festa de Brejo da Serra, é bom que se diga, não está ligada ao termo cientifico religioso, mas à uma tradição local. E, quando ocorre esse evento de fé a Igreja não se mete nisso. Então tudo isso está ligado ao povo da comunidade e deve ser respeitado. Por outro lado, a Santa Padroeira do Brejo da Serra não apresenta nenhuma característica ou semelhanças físicas com a Nossa Senhora Padroeira do Brasil.

 

A Santa do Brejo é pequenina e de cor branca. A Padroeira do Brasil tem suas cores mais escuras, bem próximo da imagem original encontrada na segunda quinzena do mês de outubro de 1717, e por essa razão, sua festa litúrgica acontece em 12 de outubro de todos os anos.

 

Conta a tradição local de Brejo, que a Santa teria sido encontrada debaixo de uma árvore aos 15 dias de agosto no mesmo local onde hoje existe a sua Igreja, e por essa razão suas festividades litúrgicas acontecem em agosto. Ainda sobre a sua história, é sabido que a primeira igreja da santa era de palha de buriti e teria sido devastada por fogo. No entanto o altar onde estava a Santa ficou intacto. Esse fato representa um milagre para a comunidade.

Outros acreditam que a festa não acontece simultaneamente às de outubro porque à época o mês de outubro era mês chuvoso e atrapalhava as novenas e por isso a tradição ficou como mês festivo, o de agosto.

Nó entanto, o mais provável é que os festejos de Brejo da Serra em nada tem a ver com o dia Nacional da Padroeira do Brasil que se comemora em 12 de outubro. Trata-se de um fenômeno religioso local, tradição forte e milagrosa que por todos é prestigiado.

 

Fica aqui a nossa contribuição: Agradeço a colaboração de todos que nos enviaram dizeres sobre essa importante festa para a construção desse artigo. Todos valiosos e que, podem ser inclusive contestados ou apurados para melhor entender e valorizar a nossa querida comunidade de Brejo da Serra, terra de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE APARECIDA, festejado em agosto, e seu dia é 15 do mesmo mês..

Por Redovagno Ribeiro - Pesquisador 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!

Foco na saúde!

                                                                    Rosana Lashley Health Coach / Holistic Nutrition Mentor in Human Develop...