sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Que Educação Pilão Arcado precisa?

O questionamento sobre qual educação desejo para minha sociedade nos remete prontamente a uma resposta: pois, ofereceria uma educação capaz de transformar as pessoas para um mundo justo, cativo e com um objetivo social amplo.

Apesar de proferir tal resposta sobre a educação que a minha sociedade precisa, é preciso que se diga, “é na escola que podemos encontrar a solução de vários problemas sociais, entres eles a disparidades social, problema que vem atormentando o mundo durante muito tempo, uma pequena minoria bem elitizada detentora do conhecimento, e outra grande parte que apenas matem essa elite vivendo em condições menos favoráveis. Esses são alguns aspectos, que infelizmente ocorrem.

Educar é um processo complexo que exige neste momento mudanças significativas. Investindo na formação de professores no domínio dos processos de comunicação envolvidos na relação pedagógica e no domínio das tecnologias, poderemos avançar mais de pressa, sempre tendo consciência de que em educação não é tão simples mudar, porque há toda uma ligação com o passado que é necessário manter e também uma visão de futuro à qual devemos estar atentos. Não nos enganemos. Mudar não é tão simples e não depende de um único fator. O que não podemos é cada um jogar a culpa nos outros para justificar a inércia, a defasagem gritante entre as aspirações dos alunos e a forma de preenchê-las. Se os administradores escolares investirem em formação humanística dos educadores e no domínio tecnológico, poderemos avançar mais.

Portanto, percebe-se que há a necessidade de inserir no momento uma educação democrática, onde, aconteça efetivamente, de fato a educação transformadora do individuo, ela precisa passar por grandes mudanças principalmente nas atitudes que levam ao enquadramento de uma diversidade em características semelhantes e que por sua vez possibilitam o aparecimento de problemas advindos dessa forma de ver o grupo.

A sociedade brasileira, e até mundial, passa por um momento de tormentos, vimos recentemente as chacinas, os homens bombas, a guerras, mas, por outro lado, o planeta quer a derrubada de todas as ditaduras governistas. Estes contextos estão interligados à educação e, a sociedade precisa ser atenta aos movimentos e fazendo a educação surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.

A escola é um dos espaços privilegiados de elaboração de projetos de conhecimento, de intervenção social e de vida. É um espaço privilegiado de experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias, aplicáveis ou limítrofes. Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem.

São pontos como estes, que irão suprimir os males que tiram vidas mundo afora. Ditas estas ponderações, devo alcanças nesta minha resposta que a minha sociedade precisa e merece ser livres e atentas a um processo educativo fortemente transformador, para depois se ter resultados enriquecedores e delineador da vida no planeta.

São estas as minhas ponderações, sobre as quais pretendo debruçar-me por toda minha vida, na certeza de que a minha comunidade terá sobre-se um desenvolvimento social, fruto de uma educação renomada e cristalizada que sonhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!

A ascenção das multidões e o enredo arruinado da política brasileira

  De maneira crua, tenho alertado as figuras do mundo político com as quais lido no meu dia-a-dia no sentido de que o povão está se rebeland...