segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Editorial: Ambiente deixado por Orgeto Bastos deu a Pilão Arcado voz nacional

 

                                                        

A partir de 1º de janeiro de 2025 o município de Pilão Arcado será comandado por Leosmir Gama, sucessor de Orgeto Bastos. Gama é do ciclo próximo de amizades de Orgeto Bastos, grupo que em 2013 o projetaram para a carreira política. Seu primeiro partido foi o PRP. Neste mesmo partido foi eleito Vereador e chegou ao cargo de Prefeito em 2020 em um mandato tampão e reeleito para mais quatro anos em 2021.

Orgeto Bastos vinha de uma vida comum, enfermeiro de formação se dedicou à saúde construiu amigos e consolidou a sua agenda politica em Pilão Arcado. Ainda jovem partiu para São Paulo onde estudou e ganhou experiências e dizia desde cedo: Vou entrar na política e serei Prefeito de Pilão Arcado um dia. Relata Redovagno Ribeiro um dos seus amigos..

DE ENFERMEIRO A PREFEITO – DESTAQUE NACIONAL

Pilão Arcado, um município que outrora parecia isolado no coração do sertão baiano, passou a ocupar um lugar de destaque em noticiários nacionais, como o da Confederação Nacional dos Municípios, a CNM, levado pela voz de Bastos. Essa sua trajetória, o levou a Presidir o Consorcio de Prefeituras do norte baiano que faz a gestão da policlínica regional em Juazeiro.

Sua administração à frente da prefeitura não apenas transformou o cenário local, mas também deu voz às demandas e às potencialidades da região em um contexto mais amplo.

A VOZ DEMOCRÁTICA DO CIDADÃO

Ao longo de seu mandato, Orgeto Bastos promoveu um ambiente de desenvolvimento sustentável e participação comunitária, principalmente em suas campanhas políticas. Foi o primeiro prefeito a dar o microfone para o povo falar em nome das comunidades. A partir daí, construiu-se um plano de gestão chamado de Programa de Governo Participativo parametrizado pela sua equipe de campanha e rigorosamente levado a execução.

Seu Programa de Governo Participativo gerou o maior programa de pavimentação asfáltica da região norte da Bahia, com investimentos de mais de 20 milhões de reais, foram 150 ruas pavimentadas. Os acessos aos brejos antes bem limitados foram facilitados com o cascalhamento  das regiões de Lagoa do Padre ao Brejo do Zacarias e de Brejo da Serra a Riacho da Serra.

Ao assumi o governo Orgeto Bastos herdou dívidas altíssimas como os mais de 70 milhões de INSS não repassados por gestões anteriores, a iluminação da cidade beirava meio milhão de reais.  Mas isso não impediu sua pauta de construção. Um dos grandes desafios foram a instalação de 06 unidades de saúde na zona rural de Pilão Arcado

FIRMEZA PARA ADMINISTRAR A COISA PÚBLICA

O município tinha nota zero junto à CAPAG, Órgão do Tesouro Nacional que regulamenta a capacidade de pagamento dos municípios. Com um rigoroso sistema de contenção de gastos o município voltou a conveniar, o que era impossível antes da sua gestão. 

Investimentos em educação, infraestrutura e saúde foram acompanhados por políticas que priorizavam a inclusão social e o fortalecimento da identidade cultural local. Pilão Arcado viu suas escolas serem reformadas, suas estradas melhoradas e seus postos de saúde ampliados. Além disso, o incentivo à agricultura familiar a presença de órgãos de apoio, atraiu atenção para o potencial econômico da região.

HABILIDADE NO TRATO COM BRASÍLIA

Mas o que realmente colocou Pilão Arcado no cenário nacional foi a habilidade de Orgeto Bastos de conectar as necessidades locais com o debate federativo. Ele compreendeu que dar visibilidade aos desafios e às conquistas do município era essencial para atrair investimentos e parcerias. Por meio de uma comunicação eficiente e de alianças estratégicas, conseguiu levar a pauta da inclusão social e do desenvolvimento do semiárido para os quatro cantos tradicionais do país.

Hoje, Pilão Arcado é visto como um exemplo de como a gestão pública pode transformar realidades e inspirar outras cidades. O legado de Orgeto Bastos permanece vivo não apenas nas obras físicas, mas na autoestima da população, que agora se reconhece como protagonista de sua própria história. Sua capacidade de unir progresso material e valorização cultural deixou um ambiente que continua a ecoar muito além das fronteiras do município de Pilão Arcado.

A grande contribuição de Bastos, contudo, foi sua habilidade de conectar Pilão Arcado às discussões nacionais. Ele articulou parcerias e deu visibilidade às demandas da região, destacando a riqueza cultural e o potencial econômico do semiárido baiano. Esse trabalho culminou em menções recorrentes, consolidando a imagem do município como um exemplo de desenvolvimento e gestão eficiente.

O JOVEM PREFEITO QUE NÃO SE INTIMIDOU

Pilão Arcado é um modelo para outras cidades do sertão. O ambiente deixado por Orgeto Bastos reflete avanços concretos e um espírito de valorização comunitária que permanece vivo, inspirando a população local e fortalecendo seu papel como protagonista no futuro da região.

Avistado o final de seu mandato, o momento contrasta com a chegada precoce de um jovem político ao Executivo, que inaugurou um divisor de tempos assemelhados à ascensão e influência da sociedade pilãoarcadense, logo, se lançam para um novo momento, agora, sucessoras do legado de Orgeto Bastos.

UM LEGADO DE PROGRESSO

O padrão Orgeto Bastos trouxe uma nova reconfiguração no modelo de gestão, priorizando uma grelha de infraestrutura que permitiu concretamente enxergar uma comunidade em seu aspecto amplo, alinhando bem com um cotidiano mais objetivo do que partidário. É, se as pessoas dizem não se importarem com governos, hão de perceberem que durante seus cinco anos foram oportunizados mecanismos de participação

 

Por Redovagno Ribeiro  

Pilão Arcado – BA 



segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

História e identidade: o ritmo que Pilão Arcado samba

Redovagno Ribeiro

Pilão Arcado não é mais um bebê. Desde 1810 seu território ainda pouco explorado contrasta com uma vasta identidade histórica que preenche a sua vida já bem adulta. De uma forma, eu diria, rítmica. Rítmica porque ao longo dos seus 214 anos dança conforme a sua identidade esquece-se de bater forte em seus tambores.   

Bem antes de ser rebatizado era Vila da Nossa Senhora do Remanso de Pilão Arcado. Como se tudo virasse um filme em seu segundo lançamento, uma ação pública do Estado inaugurou seu primeiro teatro, logo, a sua história se repete para o nominar de Teatro Vila de Pilão Arcado.   

A astronomia popular desempenhou e ainda desempenha um papel central em práticas que vão do plantio à celebração de festas religiosas, construindo um vínculo entre a cidade e seu povo. O município tem um vasto calendário que anima sua população e marca a sua identidade. 

No Brejo da Serra, foi encontrada uma imagem de uma Santa deitada embaixo de um Juazeiro. Ela recebeu o nome de Nossa Senhora de Conceição de Aparecida de Pilão Arcado. A Santa seria a única sobrevivente do incêndio que destruiu a antiga Igreja da região. Todos os anos acontecem a peregrinação que vai de 1º a 15 de agosto. 

Campo Grande foi “polo” religioso e estudantil. Claro que tudo era simples. A faculdade de Dona Constância era feita de taipa. Constância era uma mulher de origem indígena que conviveu em Campo Grande, próximo da Sede de Pilão Arcado. Constância tinha lá as suas formas e modos de viver, o mais forte era ser teimosa e valentuada. A sua ideia e planos tinham que  prevalecer sobre qualquer outro. Constância não tinha boa relação com as pessoas comuns da região. Só depois de muitos anos seu relacionamento melhorou e ela passou a entender a vizinhança.

A casa foi construída com estrutura de taipa para abrigar as pessoas que vinham trabalhar na derruba de roças e na abertura de tanques. Com a chegada de mais pessoas foram aos poucos ampliando a casa onde chegou a residir muitas famílias. Ali tinha também o núcleo estudantil. A essa casa, deram o nome de Casa Grande

Embora a astronomia popular seja vista muitas vezes como algo folclórico, ela guarda recursos valiosos com a ciência moderna. Estudos mostram que os sertanejos de Pilão Arcado fornecem identificação de padrões climáticos ao observar o céu, como a intensidade das chuvas previstas pela nebulosidade ou brilho das estrelas. A flor do mandacaru por exemplo avisa que as chuvas estão próximas. Esse conhecimento tradicional tem potencial para dialogar com iniciativas de meteorologia e agricultura sustentável, contribuindo para soluções adaptadas à realidade do semiárido.

O Projeto Infra Brejos por mim escrito a pedido da Prefeitura Municipal é uma iniciativa abrangente para melhorar a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável das comunidades localizadas nos Brejos de Dois Irmãos, Brejo da Serra e Brejos do Zacarias, todos eles ladeados por várias comunidades que juntas formam uma região ecologicamente rica e diversa.

As nascentes que jorram e as dunas do Brejo do Zacarias são partes mais emblemáticas desse sistema turístico, religioso e rico em minerais como o sal e uma imensa quantidade de frutas.

A região compunha um dos Distritos do Município de Pilão Arcado, e vivem exclusivamente da agricultura em regime de subsistência. Cada Brejo tem as suas peculiaridades e riquezas. 

Brejo Dois Irmão, é um tipo de entroncamento viário entre Pilão Arcado e a cidade de Barra, Bahia. Se destaca pela fabricação industrializada de doces, licores, rapaduras, cachaça e frutas nativas. Possui uma alta produção do buriti que é industrializado em fábrica da comunidade, através de órgãos estaduais baianos 

Brejo da Serra se destaca pela fabricação da melhor rapadura da região e um alto número de frutas nativas como a manga, o caju, buriti, mangaba, o coco entre outras.

Brejo do Zacarias é macro na produção de cachaça artesanal, frutas, doces, e possui uma área turística que desperta a curiosidade de visitantes e até de outras cidades e países no mundo inteiro. É um lugar rico em nascentes, espécies nativas como animais silvestres, plantas, frutas, comunidades tradicionais, blocos de trabalhadores e associações que se autoproclamam comunidades mais ricas em produtos naturais do município.

O coronelismo em Pilão Arcado foi outro momento marcante da cidade. A trilha sonora desse filme real pode ser embalada pelas letras de poder e tradições no sertão. O município de Pilão Arcado, localizado no coração do semiárido baiano, carrega uma história marcada por práticas de coronelismo, um sistema político que consolidou o poder local nas mãos de poucos durante o período republicano brasileiro. Com suas raízes firmemente plantadas na economia rural e nas relações de dependência, o coronelismo em Pilão Arcado revela como as elites locais controlavam não apenas os recursos econômicos, mas também os aspectos sociais e culturais da comunidade

Em seu contexto histórico e político, Pilão Arcado sempre traz desafios impostos pelo clima e pela geografia. No entanto, essas mesmas condições realizaram um ambiente fértil para a centralização do poder ancoradas em figuras de liderança locais conhecidas como coronéis. Essas lideranças não eram apenas proprietárias de vastas terras, mas também mediadoras políticas e sociais, desempenhando papéis essenciais em um ambiente carente de estrutura estatal

O coronelismo em Pilão Arcado seguia o modelo típico do sistema encontrado em todo Nordeste brasileiro. A posse de terras férteis ou estratégicas próximas a rios como o São Francisco conferia aos coronéis o domínio sobre a economia local. Ali eles decidiam quem poderia plantar, colher ou viver em suas propriedades. O controle político foi consolidado por meio de práticas como o voto de cabresto, em que os trabalhadores rurais votavam sob coerção ou influência direta dos coronéis da época. 

O bebê já de cabelos grisalhos já não é mais o mesmo. Em 2015 publicamos o artigo Retrocessos que não impediram nossos avanços políticos e sociais. Nele, refuta-se a ideia de um município que só conheceu um lado da sua história, que foi a coronelista para aventar-se sobre seus avanços democráticos. A Lei da Mordaça esculpida no artigo, colore um outro momento da cidade, logo, a partir dali a ponte fechando ciclos, abrindo horizontes começou a ser erguida. 

Cercado pelo cinturão formado pelas cidades de Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Barra do Rio Grande e Xique-Xique, Pilão Arcado tem posição geográfica privilegiado que desperta investidores, antes, porém, carece-se de um projeto pensado em levar a cidade ao futuro. Uma iniciativa ambiciosa que pode abordar uma ampla variedade de áreas, desde sustentabilidade e tecnologia até infraestrutura urbana e qualidade de vida. 

Os tambores desse samba, são ainda bem surdos. No samba que se remelexe  em Pilão Arcado, falta um verso importante.  Sair da roda e pular no carnaval das alegorias técnicas e econômicas. Seu Rei “Momo” Dom Lencastre, fez a cidade nascer, agora, ela precisa crescer em outras avenidas.  

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Dos sonhos ao campo: A vitória da persistência da Giga Sports Clube de Pilão Arcado

 

No time do Giga Sports Clube de Pilão Arcado, a persistência sempre foi uma vitória maior. O time foi fundado em 2022 visando um Campeonato Intermunicipal em Pilão Arcado. Sem grandes recursos financeiros, mas com a força de uma paixão coletiva, o Giga Sports Clube vem mostrando que a verdadeira riqueza está na união, com trabalho  duro e amor

De raízes simples, o clube passeia atrás da bola pelas quadras esportivas, campos de futebol e vai se transformado em uma das paixões de Pilão Arcado. Entre as suas Conquistas, foi finalista do Campeonato Amador em Campo Alegre de Lourdes em 2022, Campeão em Campo Grande em 2023, Campeão Intermunicipal e largada para a sua entrada  no Campeonato Baiano de Futsal. Atualmente a equipe faz parte do quadro de membros da Federação Baiana de Futebol de Salão – FBFS e filiado à Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS, o que lhe dá o título de primeira equipe de futebol a ser reconhecida como legalizada na cidade

As origens simples dos atletas do time mostram que o clube foi fundado com recursos limitados, mas com uma visão grandiosa, isso prova como a persistência levou o clube a alcançar grandes feitos, destaca seu fundador Presidente Valdir Junior

Junior ainda faz questão de registrar que a equipe é a única representante da região norte na federação, sagrou se campeã baiana e está apta a participar da Taça Brasil, da Copa Nordeste e do Campeonato Brasileiro de Futsal em 2025.

A Giga Sports Clube, mostra a cada desportista que sonhos se tornam glórias, basta que onze guerreiros se unam para rolar a bola juntos dentro e fora das linhas com uma força de uma equipe que já provou que a grandeza não se mede em ouro. 

Quando o coração joga, a vitória é inevitável. O Blog FPT deseja sorte a toda equipe.

 

Jogadores

 Talisson Augusto - Gabriel Nunes - Vitor Uemerson - Guilherme Palha - Quevim Cauã - Anderson

Ariel - Ruan - Silvestre - Jeferson Leite – Wallace – Kaliandro - Isaque

 Comissão

 Filipe Alves – Treinador - Glauber Anderson – Auxiliar - Jezi Araújo/Atendente - Isaac Gabriel - Gerente de Marketing - James Costa - Cordenador Esportivo - Rafael Soratto - Advogado - Valdir Junior - Presidente

 

 

 


sexta-feira, 1 de novembro de 2024

A ascenção das multidões e o enredo arruinado da política brasileira

 

De maneira crua, tenho alertado as figuras do mundo político com as quais lido no meu dia-a-dia no sentido de que o povão está se rebelando e exigem da classe política um passo atrás para entender essa rebelião democrática.  

A ascensão das multidões tem ganhado incrementos rapidamente. No entanto, os profissionais da política não têm  acompanhado essas mudanças com a mesma proporção que deveriam. A ascensão das multidões que passo a conceituar, pode ser estudada pela política e pela sociologia, logo, utilizamos para referir-se ao aumento da influência direta do povo nas decisões sociais e políticas. No Brasil, essas características foram intensificadas especialmente com o acesso amplo à informação, à internet e às redes sociais, que possibilitam uma comunicação instantânea e a criação de movimentos sociais de formação

Esse enredo arruinado da política brasileira surge de um quadro marcado pela fragmentação política, pela polarização e por uma crise de confiança nas instituições, e muito mais das figuras políticas. Nos últimos anos o Brasil passou por uma série de escândalos de corrupção e instabilidade governamental, que somados, abalaram a alteração dos políticos e das instituições. Essa perda de confiança e o desgaste do cenário político desenvolvido em um ambiente em que as multidões ou a voz popular exercem um papel mais influente, mas também mais caótico na governança do país

Aspectos das ascensões das multidões e o impacto na política brasileira

Fragmentação e polarização: O voto é meu, e dele eu faço o que eu quiser! Com um número cada vez maior de vozes e demandas surgindo das redes sociais e da mídia, a política se torna cada vez mais fragmentada e polarizada, dificultando a formação de consensos. A internet possibilita o surgimento de bolhas ideológicas onde as opiniões são reforçadas em vez de desafiadas.

Participação direta e a representatividade

Numa democracia representativa, o povo elege representantes para atuar em seu nome e tomar decisões complexas assumindo que esses representantes possuem preparos, acesso a informações estratégicas e condições de deliberar sobre questões de maneira racional e informal. No entanto, com o aumento das possibilidades de participação direta por meio de redes sociais, petições online e movimentos sociais, muitas pessoas começaram a questionar a necessidade e até a eficácia desse sistema representativo. Isso se intensificou especialmente no Brasil, devido a uma série de crises políticas e escândalos de corrupção que abalaram a confiança nas instituições e nos representam dela.

Neste aspecto reside um dos maiores desafios. A participação direta permite que a população se manifeste sem intermediários, buscando uma conexão mais próxima entre as demandas do povo e a formulação de políticas públicas. No entanto, essa abordagem anda desconexadas. Massa e políticos não se entendem. Fingem que entende, mas na real estão acuados e sem ter a chave de saída.

Esse momento exigiria um consenso, porém todos se recusam. O resultado disso será bem estranho. É possível dizer que a classe política está desesperada e sem força de reação. Daí então, melhor se fazer de cego e esperar pela sorte. A mais provável seria o sumiço de políticos que não se adequar ao novo momento das massas.

Dito isso, a desinformação e a manipulação surgem como cortina de fumaça e defesa, arruinando ainda mais, construindo assim, uma barreira enorme entre políticos e eleitores

A ascensão das multidões no Brasil tem o potencial de transformar a política e a sociedade, mas também levanta questões sobre até que ponto essa nova forma de participação popular pode ser controlada e direcionada para o fortalecimento da democracia

As decisões políticas envolvem muitas variáveis. O processo direto por sua própria natureza torna mais difícil alcançar consensos, especialmente em questões complexas e polarizadoras como decisões emocionais e impulsivas, manipulação e desinformação

Vira um caos político essas decisões sem prudência. Uma das críticas frequentes é que os representantes eleitos acabam se distanciando das necessidades e demandas reais de seus eleitores. Esse distanciamento gera insatisfação e desconfiança na população.

Quando os representantes são mais específicos em seus próprios benefícios ou em grupos específicos, a representatividade perde sua função principal de atender aos interesse coletivos. Esse problema é agravado quando escândalos de corrupção são frequentes, como aconteceram com muita frequência

Contudo, surge a necessidade de se buscar equilíbrio. Algumas soluções estão sendo discutidas e até inovadoras em diferentes países para tentar conciliar a participação direta com a representatividade

Consultas Públicas e Referendos: São formas de consulta direta para questões específicas, permitindo que a população vote em temas relevantes sem subverter completamente o sistema representativo.

Audiências Públicas: Essas ferramentas promovem a interação entre a população e os representantes antes de decisões importantes, criando um espaço de diálogo e aliviando a carga de responsabilidades.

Tecnologias Digitais e Governança Eletrônica: Algumas cidades e países experimentam plataformas digitais que permitem uma participação direta em questões locais ou em decisões cotidianas do governo. Esse modelo pode ajudar a tornar o sistema mais responsivo sem perder o caráter representativo e surge um leque de afinidades entre político e eleitores

Iniciativas de Orçamento Participativo: O orçamento participativo permite que a população decida diretamente sobre a aplicação de parte dos recursos públicos em áreas prioritárias, aumentando o sentimento de responsabilidade e engajamento nas decisões

Pois bem! Quer se manter vivo na sociedade argumente com ela. A democracia participativa e a democracia representativa podem coexistir e se autocompletarem. Um equilíbrio entre essas duas forças pode tornar o sistema político mais legítimo e responsável, atendendo tanto à necessidade de eficiência como a estabilidade, e, extensiva à vontade de participação popular direta

Bom, não se sabe tudo! Mas uma sequência de fatores tem nos avisado que as pessoas estão cada dia mais na defesa de si. Isso remete a mensagem de que elas são por elas mesmas, mas não são tão assim igualmente pela classe política.

                                                                                                                   Por Redovagno Ribeiro

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Aos 94 anos, Padre João nos deixou. Ele era uma das pessoas mais queridas em Pilão Arcado

 

                               Padre João - Foto cedida pela Paróquia de Bom Jesus - PI

Johnn Anthony Mayers, mais conhecido como Padre João, faleceu essa madrugada em Fortaleza no Ceará. Padre João foi e será sempre lembrado como eterno pilãoarcadense. Ele foi figura marcante na cidade, oportunizando às pessoas a conhecerem o evangelho e a orientação missionária de forma excepcional.

Padre João residia com outros padres da ordem em Fortaleza - CE, onde era cuidado. Ele não tinha familiares no Brasil, é irlandês e passou pelas cidades de Pilão Arcado, a quem se dirigia sempre como a sua primeira casa, mas também esteve nas Paróquias de  Avelino Lopes – PI e Morro Cabeça no Tempo – PI. 

Ele foi  Pároco de Santa Filomena, na cidade de Bom Jesus – PI, onde fundou a comunidade de Santa Fé e morou por muitos anos.

Em telefonema hoje com Maria das Mercês Lustosa, Secretária de Comunicação da Diocese de Bom Jesus – PI, ela nos informou que ainda não sabe onde será o sepultamento de Padre João, mas que há um desejo que o mesmo seja transladado para Bom Jesus. Atualizaremos as informações se for necessário.  

Padre João parte deixando um grande legado, cumpriu a sua missão aqui na terra e está no lugar para ele reservado pelo nosso Pai Eterno, disse em nota a Diocese de Bom Jesus. 

O Blog Falando Pelo Tempo, se solidariza e sente profundamente a perda de uma das suas maiores figuras. Padre João era daqueles que marcaram época em momentos decisivos e difíceis da nossa história e superou todos os desafios, inclusive deixando um legado de honestidade e ensinamentos profundos a essa cidade.

Que a vida de JOHNN ANTHONY MAYERS continue a ser um exemplo para cada um de nós. Que sua fé, seu amor pelo próximo e sua dedicação ao serviço de Deus nos inspirem a viver com mais propósito, mais compaixão e mais entrega

Por Redovagno Ribeiro


sábado, 22 de junho de 2024

Pequenita! Entenda como a baiana de Pilão Arcado virou imortal

                                    

Maria do Socorro Dias Santos, imortalizada pelo Documentário São Francisco produzido pela Jornalista Nardia Bochi faleceu no último dia (21/06) aos 83 anos. PEQUENITA ganhou destaque nacional falando ao mundo direto das ruinas de Pilão Arcado na Bahia. Pequenita era uma lenda real. O Museu da Pessoa no Estado de São Paulo, imortalizou Dona Pequenita! Eis o painel com a sua fala aprovada numa Assembleia Geral Extraordinária de 2019.

Ela atrapalhou muito essa tal de barragem. Ninguém queria sair daqui não. Eu queria ficar mesmo no meu Pilão Velho... só quem tira água daqui é Deus! Eles sabem fazer barragem, mas não água.  Quem sabe fazer água é Deus! (Fala de Pequenita em um Painel do Museu da Pessoa em SP).

O texto retrata a contrariedade de Pequenita em relação à transferência da Sede de Pilão Arcado, por força da construção da Barragem de Sobradinho, que se concluiu entre 1974 a 1978. Pequenita jamais acreditou em inundação total da velha cidade de Pilão Arcado, o que de fato, não aconteceu.  

Pequenita não sabia, mas ali começava de forma silenciosa uma luta de argumentos. Era positiva a transferência de Pilão Arcado para uma nova sede? Daria certo aquela mudança? Ela mesma, Dona Pequenita deu a sua versão. Mesmo sem ser engenheira, ela respondia com convicções  fortes.

“Não ia inundar. Mas eles meteram a mão e derrubaram tudo! Eu fui, mas logo voltei e daqui não saí mais” Disse a moradora em uma gravação concedida ao Museu da Pessoa.

Pequenita passaria seus anos restantes respondendo a mesma pergunta. Suas previsões foram se cumprindo e virando filme. A Rede Globo de Televisão replicou a trajetória de Maria do Socorro Dias Santos em quase todos seus programas, com destaque na Globoplay e no Mais Você de Ana Maria Braga. Uma mulher que já não era mais só de Pilão Arcado, ela agora era do Brasil e estava presente em muitas plataformas de cultura e histórias como símbolo da resistência.

A lendária pequenita levou a marca de Pilão Arcado de um jeito simples muito mais longe do que se possa imaginar. Canais de televisão como a Rede Globo e Record visitaram a pilãoarcadense em mais de uma ocasião para colher dela não só as informações da antiga cidade, mas o seu lado profético e cultural.

A moradora deu a Pilão Arcado um relato que ficará guardado na memória de seus familiares, amigos e principalmente do Brasil, quer seja: mesmo sem o uso de tecnologias e vivendo em uma casa simples seu nome ocupa espaços na história da cidade agora e para sempre.

Pequenita partiu, segundo seus familiares ela passou mau e avisou. Chegou a minha hora de me encontrar com Deus. Faleceu em sua casa na antiga Sede de Pilão Arcado onde sempre viveu desde quando nasceu. Seu corpo foi sepultado no Cemitério da nova cidade de Pilão Arcado sob aplausos de centenas de moradores e amigos da família.

Autoridades que acompanhavam o cortejo chegaram a me falar da necessidade de se reconhecer Dona Pequenita como Patrimônio de Pilão Arcado. A Professora Railda Lacerda Rocha disse: Estamos enlutados, ninguém levou o nome da nossa cidade tão longe como fez Pequenita.

Pequenita teve 8 filhos, Ana Lúcia In-memóriam. Os demais, todos vivos e na cidade. Ela era filha de Ana Francisca Dias e de João Gualberto Dias, ambos do Distrito de Brejo do Zacarias, zona Rural de Pilão Arcado.

Pilão Arcado despede-se, de uma ilustre cidadã que se recusou a viver a mordomia da tecnologia para manter-se próxima da velha cidade, onde a sua vida foi compartilhada com o Brasil e com o mundo direto das margens do Rio São Francisco.

                                                                                                                    Por Redovagno Ribeiro

sábado, 18 de maio de 2024

Adelfo Teixeira: Certamente ele era um viajante!

 

                                                            Professor Adelfo Teixeira

Por Redovagno Ribeiro

Adelfo Teixeira, 39 anos, Professor, passou por aqui! Essa é a resposta mais palpável que se tem para explicar a passagem rápida de um homem que se doou à classe educacional. Foi um viajante que deixou saudade, esculpindo um legado extensivo a seus pares e à comunidade visitada.

Sua jornada na terra foi árdua e bem rápida. Zeloso pelo ensino, foi a partir dele que a sua peregrinação ganhou terreno. Suas ações foram logo ganhando status de pauta coletiva, e o viajante estava disposto a não desistir.

Adelfo Teixeira já não era mais só da educação, nem só dos seus pares, tão pouco dos seus familiares ou da sala de aula. Ele agora era da causa educacional. Era um capítulo grafado nos acordes das lutas educacionais. Porém, jamais se imaginava que o jovem Professor teria uma passagem tão rápida, interrompida por uma tragédia.

Sutil, sustentou sua bandeira de maneira educada, ética e sem se importar com as críticas que vezes surgiam. A linha de pensar do Professor Adelfo era uma só, e estava na sua bagagem: Transformar a educação na arte de formar e convencer pessoas que esse é o caminho.

A partida do líder educacional Adelfo Teixeira, caiu como um asteroide em todos nós. De forma trágica, o herói partiu deixando um legado de um homem decidido a lutar por si e pelos outros. Certamente, essa luta convocada por ele, tinha endereço certo: oferecer aos nossos filhos ensino responsável e de qualidade.

Adelfo Teixeira era promessa concreta. Familiares do Professor me testemunharam hoje durante a multidão que foram prestar-lhe a última homenagem, que ele já se preparava para lançar um projeto social em Pilão Arcado. Infelizmente, seu chamado precoce não lhe permitiu, relatou choroso, seu irmão Leonildo Teixeira.

A cidade está anestesiada com a perda trágica de uma das suas maiores promessas, um homem que brilhou em uma curta viagem pela terra. É isso que me faz acreditar, que ele era um viajante que por aqui passou deixando muita saudade.

Temos a obrigação moral e civilizada de reconhecer. Perdemos uma autoridade ainda jovem, mas engajada em um propósito. Servir a Pilão Arcado! E fez! Fez bem! Fez bonito!   

 Partiu uma das nossas estrelas! Obrigado Professor Adelfo Teixeira. Obrigado, obrigado, obrigado!!!!

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Foco na saúde!

 

                                                                  Rosana Lashley


Health Coach / Holistic Nutrition

Mentor in Human Development  

Instagram - @lashleyrosana 

                                                                                                       YouTube - Rosana Lashley 

Email - rmslashley@gmail.com

Site - www.rlhealthcoach.com


Dedico esse artigo a você que deseja com determinação e fé na sua jornada alcançar a saúde física e mental, gerenciando e acolhendo suas emoções. Cuide do seu corpo onde habita a sua alma. Isso é autoamor! Quando nos amamos nutrimos o nosso corpo com sabedoria e escolhemos alimentos que realmente nos nutrem.

Como Health Coach (Educadora da Saúde), convido você focar na sua saúde, nutrindo o seu corpo de forma holística. Na nutrição holística focamos no ser único, pois cada pessoa tem uma necessidade de nutrientes individualizada. Essa necessidade vai além da quantidade de calorias, por isso um alimento que serve para uma pessoa pode ser prejudicial para outra. Na nutrição holística, não existe uma forma específica, nem uma dieta já estabelecida para esse tipo de cuidado.

No cuidado holístico, se pensa em integrar o ser humano com o seu ambiente, e com isso ter alguns benefícios como o aumento da disposição física, retardo do envelhecimento, aumento da imunidade, desintoxicação de vários órgãos, em especial fígado, estômago e intestino; melhora da retenção de líquidos e melhora do humor.

Com isso, quando alguém reclama de uma dor no corpo, procura-se nos órgãos que podem estar em sofrimento, ou qual campo emocional que pode estar sendo  comprometido (campo emocional é o mesmo que os chakras) e se escolhe alimentos que trarão equilíbrio à saúde, sem a utilização de medicamentos como primeira medida. 

Na alimentação holística o foco é para uma alimentação mais natural, excluindo da dieta alimentos com alto teor de processamento industrial.

Quais os cuidados com a alimentação holística?

É fundamental você observar quando algo não está bem no seu corpo. Assim, vamos aprendendo a escutar a mensagem e os sinais do nosso corpo. Ele se expressa de acordo com os nossos sentimentos, de acordo com o estado emocional e espiritual em que estamos.

Dicas para iniciar a Nutrição Holística

1- Comece aos poucos - Optar por uma mudança radical só funciona por alguns dias. Escolha mudar um ponto de cada vez na alimentação, optando por uma forma de se alimentar mais saudável, e quando esse hábito fizer parte da sua rotina, vá incorporando outra forma de cuidado.

2- Preste atenção no seu corpo - Normalmente percebemos as coisas que nos fazem mal e continuamos insistindo na prática. Por exemplo: uma pessoa que sempre passa mal comendo frituras, que ao invés de mudar a forma de preparar o alimento, insiste na preparação mais gordurosa que o corpo não suporta e depois, toma medicamento para aliviar os sintomas.

3- Estabeleça limites - Limite o consumo de carnes vermelha. Dê preferência aos legumes e vegetais, grãos, temperos naturais, o que ajuda a diminuir as toxinas no seu corpo.

Seja autor (a) da sua própria história, crie sua própria saúde, expanda o seu Amor. Encontre sua própria liberdade.

Saúde e Paz!


Editorial: Ambiente deixado por Orgeto Bastos deu a Pilão Arcado voz nacional

                                                           A partir de 1º de janeiro de 2025 o município de Pilão Arcado será comandado por ...