sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Que Educação Pilão Arcado precisa?

O questionamento sobre qual educação desejo para minha sociedade nos remete prontamente a uma resposta: pois, ofereceria uma educação capaz de transformar as pessoas para um mundo justo, cativo e com um objetivo social amplo.

Apesar de proferir tal resposta sobre a educação que a minha sociedade precisa, é preciso que se diga, “é na escola que podemos encontrar a solução de vários problemas sociais, entres eles a disparidades social, problema que vem atormentando o mundo durante muito tempo, uma pequena minoria bem elitizada detentora do conhecimento, e outra grande parte que apenas matem essa elite vivendo em condições menos favoráveis. Esses são alguns aspectos, que infelizmente ocorrem.

Educar é um processo complexo que exige neste momento mudanças significativas. Investindo na formação de professores no domínio dos processos de comunicação envolvidos na relação pedagógica e no domínio das tecnologias, poderemos avançar mais de pressa, sempre tendo consciência de que em educação não é tão simples mudar, porque há toda uma ligação com o passado que é necessário manter e também uma visão de futuro à qual devemos estar atentos. Não nos enganemos. Mudar não é tão simples e não depende de um único fator. O que não podemos é cada um jogar a culpa nos outros para justificar a inércia, a defasagem gritante entre as aspirações dos alunos e a forma de preenchê-las. Se os administradores escolares investirem em formação humanística dos educadores e no domínio tecnológico, poderemos avançar mais.

Portanto, percebe-se que há a necessidade de inserir no momento uma educação democrática, onde, aconteça efetivamente, de fato a educação transformadora do individuo, ela precisa passar por grandes mudanças principalmente nas atitudes que levam ao enquadramento de uma diversidade em características semelhantes e que por sua vez possibilitam o aparecimento de problemas advindos dessa forma de ver o grupo.

A sociedade brasileira, e até mundial, passa por um momento de tormentos, vimos recentemente as chacinas, os homens bombas, a guerras, mas, por outro lado, o planeta quer a derrubada de todas as ditaduras governistas. Estes contextos estão interligados à educação e, a sociedade precisa ser atenta aos movimentos e fazendo a educação surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e práticas. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios, de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.

A escola é um dos espaços privilegiados de elaboração de projetos de conhecimento, de intervenção social e de vida. É um espaço privilegiado de experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias, aplicáveis ou limítrofes. Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem.

São pontos como estes, que irão suprimir os males que tiram vidas mundo afora. Ditas estas ponderações, devo alcanças nesta minha resposta que a minha sociedade precisa e merece ser livres e atentas a um processo educativo fortemente transformador, para depois se ter resultados enriquecedores e delineador da vida no planeta.

São estas as minhas ponderações, sobre as quais pretendo debruçar-me por toda minha vida, na certeza de que a minha comunidade terá sobre-se um desenvolvimento social, fruto de uma educação renomada e cristalizada que sonhamos.

Princípios Básicos da educação para a cosntrução de um cidadão ético

Há quem diga que a educação é constituída de um ou dois pontos. O texto que ora expira-me a falar do ensino e da sustentação que o ser humano adquire em decorrência da família e da escola é um exemplo deste pensamento. Apesar de coerente e oportuna a síntese empregada, do ponto de vista técnico evolutivo ela deixa escapar as ramificações que a escola e a família se formam em decorrência da aprendizagem. Pedagogicamente, haverá de confrontarmos aí duas tarefas importantes na vida humana. Família x Escola.
É claro que toda árvore começa a partir da germinação de uma semente e tão logo germinada nasce, cresce e inicia-se outras arvores, portanto, o alicerce principal desta árvore foi a semente, e a sustentação é o caule e seus galhos, e assim ela está para a família, ela é a raiz que sustenta o indivíduo. Enquanto que a escola é bem mais distinta. O mundo, por exemplo, é uma escola, sendo, o complexo exercício de ensinar a estrutura da sociedade, ao mesmo tempo em que a sociedade é estrutura da educação. São assim, as ramificações da escola e da família.
A educação evoluiu de um estilo de educação prática que determina os resultados rápidos no desenvolvimento da pessoa, para uma educação sistematizada, onde a teoria evolui diariamente.
Ta aí, o que a síntese entende; a fusão total entre a família e a escola deve ser cada vez maior, se tal parceria for implantada o indivíduo rompe as barreiras e aprende a voar sozinho contemplando resultados positivos e alcançando relevância profissional.
Lembremos que o papel da escola no processo educativo é despertar vocações, criar ambições, formar vencedores, pela visão ampliada que proporciona. Afinal, ninguém pode desejar o que não enxerga ou percebe.
Pontuo por último a necessidade de se fomentar as ações da época  fundamental. Levar e discutir em sala de aula o crescimento, desenvolvimento, inclusão social, violência de qualquer ordem e, sobretudo os costumes da nação. Levemos em conta também que tudo começa em casa. Diríamos que uma casa sem livros nada mais é, senão um corpo sem alma que não terá salvação alguma.
Encerro, portanto dizendo que, para que se tenhamos bons indivíduos e um mundo melhor é preciso oferecer educação a todos, evitando a qualquer preço que ela chegue aos tempos em que a educação ficava nas mãos do poder e da economia, servindo aos interesses capitalistas.
Por; Redovagno

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Composição da Câmara.

A câmara de Pilão Arcado terá mesmo 13 vereadores em 2014. A reformulação da CF e o censo 2010 aponta que o Município de Pilão Arcado, elegerá 13 vereadores em 2012. Esta situção dar ânimo aos novos políticos que sonham com uma cadeira na Cãmara.

Alguns dizem que serão tão somente 09. Do ponto de vista jurídico e com base em outras decisões o muncípio comporta os treze vereadores e a Justiça Eleitoral estará corretissima ao Diplomar treze veredores em 2012.

Vejamos, em 2004, a Reslução do TSE 21.702/04, reduziu de treze para nove o numero de vereadores de Pilão Arcado. Como aquela decisão teve peso de Lei, ela derrbou o artigo da nossa Lei Orgânica que dava o direito de Pilao Arcado ter treze vereadores, só que em 2008, a Câmara ressucitou o mesmo artigo em uma nova votação, passando portanto a treze senhores vereadores. Esta alteração da Lei Organica que fique claro veio bem depois da Decisão dos Tribunais Superiores TSE/STF, portanto Lei vigente.

Em 2009 o Congresso Nacional promulgou a PEC dos vereadores dizendo que Pilão Arcado terá treze eleitos nas proximas eleições. Ou seja, se de lá para cá não houve nenhuma decisão que anulasse a nossa reforma orgânica, ela está em compasso com a Cosntituição Federal, não havendo de forma alguma a necessidade de uma nova votação para adequação, já que ela está em perfeita sintonia com a Carta da República.

Por Redovagno Ribeiro

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ASSALTO AO BB

Pilão Arcado, está ha 10 dias sem resposta ao assalto ocorrido no último dia 29/10/2011. A comunidade está sem poder realizar qualquer serviço bancário pela falta da única agência do Banco do Brasil.

Pra sorte da comunidade é que o Bradesco deu início as sua atividades na cidade em 07.11.2011 e de qualquer sorte é um avanço para Pilão Arcado.

Que as autoridades busquem amenizar o sofrimento da comunidade e faça valer seus direitos de contribuintes.

É uma vergonha esta situação.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A pesquisa de Mercado

Tudo o quanto os seres humanos precisão construir ou reformar recai a necessidade de um planejamento minucioso. Neste plano deve está inserida a pesquisa de mercado, como instrumento delineador para a exploração de mercado e produtos. Seja para a abertura ou expansão de um negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas.
O sucesso de uma empresa deve está interligado a diversos deste destaques aqui abordados. Em uma pesquisa de mercado deve trazer uma resposta ou informação essencial para um plano de marketing.
O FATO de elaborar uma pesquisa mercadológica, já é uma situação importante para uma Tomada de Decisão dentro do plano de crescimento de uma empresa.
Daqui, parte a importância da pesquisa de mercado e principia a tomada de decisão. O tomador de decisão, ou o empreendedor, deve ser sutil e seguro, de modo a alcançar um princípio ético e promissor para ambas às partes envolvidas.  
Há, entretanto outros fatores a serem enfrentados neste trabalho. Vale apenas destacar alguns como as técnicas de trabalho, censo comum e parcerias com setores mercadológicos. Para isso, busca sempre conhecer os negócios dos clientes, suas marcas, necessidades e consumidores atuais e potenciais, bem como as tendências socioculturais relevantes.
São estas as ponderações iniciais sobre o tema aqui abordado. Não perdendo de vista um objetivo real do comercio empresarial, que nada mais é senão conhecer cada dia mais o comportamento do consumidor, para ser um elo entre o cliente e o seu mercado, diagnosticando causas e transformando dados em informação estratégica.
Embora composto, o tema a importância da pesquisa de mercado, precisamos olhar, no entanto, de outro ponto de vista. Em qualquer negócio o que se busca é o lucro, que como vimos, pode sim ser ético, justo. Num mundo competitivo como o nosso o que se busca hoje é resultado.
***
Nosso segundo tema sugere o apontamento dos passos para elaboração de um Plano de Marketing. Dentro deste contesto consideremos a princípio a importância do marketing, sendo ele uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
Para que o marketing tenha efeito amplo, surge aí a importância da sua feitura com um plano organizado e eficiente na empresa. O planejamento em si já é um marketing na medida em que para sua instituição é preciso que se compreenda determinar a missão, visão, objetivos e metas, estratégias, planos de ação, plano de custos, implementação, avaliação e controle.
O primeiro passo, importância de marketing - é se fizer um estudo completo da desejo almejado.  Nesta ocasião do estudo mercadológico considerar as variáveis externas e as internas, as quais permitirão avaliar as tendências de evolução do mercado e a posição atual e potencial da marca dentro desse contexto. O diagnóstico deve ser feito a três níveis: mercado; concorrência; e empresa.
Segundo Passo, aqui é importante detalhar o estudo da situação é extremamente importante sintetizar a informação para facilitar a compreensão e a utilização da mesma, ou seja, pontos fortes, pontos fracos, relativos à empresa, oportunidades e ameaças, relativos ao meio envolvente à empresa. O objetivo desta análise é relacionar os pontos fortes e fracos internos da empresa com as oportunidades e ameaças externas do mercado e da concorrência.
O terceiro degrau a ser estabelecido é o estabelecimento de objetivos. esta fase é de primordial importância, na medida em que inicia o processo de definição da estratégia e determina a sua direção. É importante que os objetivos sejam definidos de forma correta, para tal, deverão ser OBJETIVAS.
 O quarto passo a ser seguido, é a criação de estratégias de marketing de Marketing: É neste passo que todas as decisões de caráter estratégico são tomadas. Aqui, define-se o rumo geral que se pretende imprimir à estratégia de marketing da empresa. Para elaborar uma estratégia eficaz, devemos definir três pontos.
A quinta etapa do plano é preenchida com objetivos claros, é transformar os princípios básicos da estratégia em ações concretas a empreender ao nível do produto, do preço, da distribuição e da comunicação. As hipóteses são imensas, variando de caso para caso. O importante é fazer uso do trabalho anterior, de forma a que todas as decisões sejam coerentes com a estratégia adaptada. Lembre-se: todas as ações da empresa, e não só a sua publicidade, comunicam com o cliente.
Na sexta questão do plano está a questão central da empresa a ser criado, o orçamento. Este passo é fundamental para uma utilização eficaz do plano de marketing. Quantificar todas as ações planeadas permite não só obter uma idéia bastante definida de quais serão os gastos de marketing, como também um controlo eficaz da execução do plano no dia-a-dia.
Pois bem, aqui estão alguns dos passos deflagrados num planejamento de marketing. E para melhor entender esta nossa atividade introduzimos como outro passo, o controle da atividade, como forma de coibir que estas se tornem eficazes. Foi nesse sentido que temos que falamos sobre todas as outras com a presteza de sempre construindo instrumentos ao longo destes passos. Exercer esse controle é a única forma de verificar que a estratégia elaborada é implementada corretamente e de perceber quais os aspectos a melhorar
No último passo temos a competitividade do como muda atualmente, é importante introduzir ajustamentos freqüentes, de forma a que o plano continue a ser um documento útil. O plano de marketing é um instrumento de trabalho e não algo imutável.
***
Decisões...
Vamos falar agora de um ponto complexo, mas de todo modo, fácil de detalhar. Aqui é importante referendar que todas as decisões terão de serem observadas com muita cautela. Haja visto que, o arrependimento pode ser tarde e isto trará grande desfalque tanto do ponto de vista profissional como empresarial.
Estamos falando de decisão, aspecto curioso e com uma responsabilidade capaz de atacar o resto da vida do empresário. Neste momento as incertezas aparecem, mas elas sempre são convertidas em situação reais. Estas incertezas podem de fato ser significante, mas quando bem decididas terão alcance vitorioso.
Aqui, já atacamos o que classificamos de decisões complexas, as incertezas, o que por certo é uma grande dificuldade. Podemos definir estratégia como sendo o caminho escolhido para posicionar a organização de forma competitiva e garantir sua sobrevivência
De forma clara e objetiva, digamos que uma dificuldade ocorre quando não há a escolha ou de definição de uma estratégia.
Algumas pessoas possuem dificuldades nas decisões mais simples, como escolher um prato num restaurante ou um de TV. Quando trazemos esta dificuldade de poder de decisão para o universo empresarial, ele se torna muito mais grave, pois pode-se perder uma grande negociação apenas pelo titubear de decisão numa reunião. E tão grave quanto a indecisão é a procrastinação, que tem levado muitas pessoas a erros difíceis de reparação. Um exemplo disto é aquele empresário que precisa tomar uma decisão de investimento em inovação de produtos, ou numa negociação com fornecedores e acaba perdendo uma excelente oportunidade de ganho ou lucro porque no momento de tomada de decisão ele opta pela indecisão. E o mercado não perdoa quem não toma as decisões nas horas certas.
Por isso, é preciso sempre fazer uma análise da situação e de possíveis implicações, com o máximo de elementos possíveis, para que, ao menos, possamos tomar uma decisão com embasamento de conhecimento.
***
Por derradeiro, a professora requer uma pesquisa que demonstre como os gestores estão utilizando a teoria da decisão. Lembramos primeiramente que se trata de uma ciência que trabalha com a tomada de decisões racionais, voltadas exclusivamente para a proteção da empresa e com a possibilidade de converter erros em acertos.

Objetivo da Teoria da Decisão é apoiar a escolha de uma ação (ou de uma estratégia) que seja consistente com as alternativas, a informação, os valores e a lógica do decisor no momento da tomada de decisão. “Mario Penzo” Advogado e Economista.

Voltando ao nosso tema central, geralmente há alguns pecados no dia-a-dia dos gestores, estes pecados estão arduamente causando desprestigio no ramo dos negócios, de vez em quando ocorre por exemplo o fechamento de uma empresa e o empobrecimento insustentável de uma determinado cidadão.
Os sistemas têm juntos a nobreza de capacitar nosso clientes e empregados e assim desenvolver um setor competitivo e ético. É assim que estão sendo utilizadas as teorias dos negócios, entre elas a das DECISÕES.
Demonstramos que as ferramentas para análise de decisão são compatíveis com o processo de planejamento estratégico e que contribuem para uma boa utilização da Teoria das Decisões contribuindo para a prevenção de erros geralmente cometidos por organizações que a utilizam.
Referências Bibliográficas.
Blog: www.profigestao.blogspot.com
Site: Sebrae São Paulo
OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Vínculos imaginários. Revista Mente e Cérebro. O olhar adolescente. São Paulo: Editora Duetto, v. 2, p. 20-29, [2008?].

PASSOS, Maria Consuelo. Laços de família. Revista Mente e Cérebro. O olhar adolescente. São Paulo: Editora Duetto, v.2, p. 38-47, [2008?].

REVISTA MENTE E CÉREBRO. O olhar adolescente. São Paulo: Editora Duetto, [2008?]. 4.v.

RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, José Augusto de Souza. Pesquisa social : métodos e técnicas. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1999. 334 p
SIMMEL,

DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia. Petrópolis: Vozes, 1981.

ENGEL, James F.; BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
MINTZBERG, H. Strategy-Making in Three Modes. p 44-53. California Management Review. Winter, 1973.
KAPLAN, R. S. e  NORTON, D. P. The Balanced Scorecard – Measures that drive performance. Harvard Business School Press, 1992.
KEENEY, R. Value-Focused Thinking. Cambridge, MA. Harvard University Press, 1992.
KAPLAN, R. S. e  NORTON, D. P. Using the Balanced Scorecard as a Strategic Management System. Harvard Business School Press, 1996.
WHEELEN, T. L. e HUNGER, J. D. Strategic Management and Business Policy. P 1-24. Addison-Welsey, 1998.
BODILY, S. E. e ALLEN, M. S., A Dialogue Process for Choosing Value-Creating Strategies, Interfaces n.29, INFORMS, 1999.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B. e LAMPEL, J. Safári de Estratégia. Bookman. Porto Alegre, 2000.
ROSS D. S, An Influence Diagram Model for Breast Cancer Screening, Decision Analysis Presentations INFORMS San Antonio, Fall 2000
KEENEY, R., Designing a Balanced Scorecard, Decision Analysis Presentations INFORMS San Antonio, Fall 2000
CLEMEN, R. T. e REILLY, T. Making Hard Decisions with Decision Tools. Duxbury, 2001.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

RITUAL DO PARTO




A bacia e a restea de alho, também estvam por perto, a bacia para servir de piscina para a criança e as pelas de alho para espantar mal olhar ou inveja. Enquanto as dores se amiudavam e a hora se aproximava o capão era abatido e levado ao fogo com muita pimenta do reino e corante, dispensada a gordura de lata porque o animal era muito gordo.

Nascida a criança a parteira ou alguem delegado por ela abria a porta lentamente e avisa ao pai e convidados que tudo tinha ocorrido bem. Neste momento providenciava uma espingarda bate-bucha e apos carregada disparava pro alto, para criança não ficar surda.

Enquanto isto a farinha de mandioca estva sendo cessada para molhar o pirão para a parida comer. Durante 30 dias a ex gestante só comia capão e pirão de farinha de mandioca. Ela ainda era obrigada a permanecer com um lenço amarrado na cabeça  e nao podia conviver com nenhum tipo de barulho, banho de corpo todo só após 15 dias de parida.

Encerrado o ritual festivo do parto, o pai pegava seu cavalo esquipador e levava de volta a parteira, e às vezes, lhe dava uns trocados pelo trabalho prestado, um caso curiso era que sempres as parteiras eram possuidoras de grandes afilhados. 

Por Redovango Ribeiro

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PSD É O 28º PARTIDO DO BRASIL.

O PSD, partido criado recentemente é o 28º do Brasil. Aqui em Pilão Arcado passa a ter pelomenos 03 vereadores e o atual prefeito João Ubiratan que deve confirmar sua adesão ao partido até dia 30.09.11.

Apesar do prazo está se esgotando, tudo leva a crer que as assinaturas de apoio ao partido em Pilão Arcado, devem ser regularizadas no prazo certo.

A ascenção das multidões e o enredo arruinado da política brasileira

  De maneira crua, tenho alertado as figuras do mundo político com as quais lido no meu dia-a-dia no sentido de que o povão está se rebeland...