Tudo o quanto os seres humanos precisão construir ou reformar recai a necessidade de um planejamento minucioso. Neste plano deve está inserida a pesquisa de mercado, como instrumento delineador para a exploração de mercado e produtos. Seja para a abertura ou expansão de um negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas. O sucesso de uma empresa deve está interligado a diversos deste destaques aqui abordados. Em uma pesquisa de mercado deve trazer uma resposta ou informação essencial para um plano de marketing.
O FATO de elaborar uma pesquisa mercadológica, já é uma situação importante para uma Tomada de Decisão dentro do plano de crescimento de uma empresa.
Daqui, parte a importância da pesquisa de mercado e principia a tomada de decisão. O tomador de decisão, ou o empreendedor, deve ser sutil e seguro, de modo a alcançar um princípio ético e promissor para ambas às partes envolvidas.
Há, entretanto outros fatores a serem enfrentados neste trabalho. Vale apenas destacar alguns como as técnicas de trabalho, censo comum e parcerias com setores mercadológicos. Para isso, busca sempre conhecer os negócios dos clientes, suas marcas, necessidades e consumidores atuais e potenciais, bem como as tendências socioculturais relevantes.
São estas as ponderações iniciais sobre o tema aqui abordado. Não perdendo de vista um objetivo real do comercio empresarial, que nada mais é senão conhecer cada dia mais o comportamento do consumidor, para ser um elo entre o cliente e o seu mercado, diagnosticando causas e transformando dados em informação estratégica.
Embora composto, o tema a importância da pesquisa de mercado, precisamos olhar, no entanto, de outro ponto de vista. Em qualquer negócio o que se busca é o lucro, que como vimos, pode sim ser ético, justo. Num mundo competitivo como o nosso o que se busca hoje é resultado.
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Nosso segundo tema sugere o apontamento dos passos para elaboração de um Plano de Marketing. Dentro deste contesto consideremos a princípio a importância do marketing, sendo ele uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.
Para que o marketing tenha efeito amplo, surge aí a importância da sua feitura com um plano organizado e eficiente na empresa. O planejamento em si já é um marketing na medida em que para sua instituição é preciso que se compreenda determinar a missão, visão, objetivos e metas, estratégias, planos de ação, plano de custos, implementação, avaliação e controle.
O primeiro passo, importância de marketing - é se fizer um estudo completo da desejo almejado. Nesta ocasião do estudo mercadológico considerar as variáveis externas e as internas, as quais permitirão avaliar as tendências de evolução do mercado e a posição atual e potencial da marca dentro desse contexto. O diagnóstico deve ser feito a três níveis: mercado; concorrência; e empresa.
Segundo Passo, aqui é importante detalhar o estudo da situação é extremamente importante sintetizar a informação para facilitar a compreensão e a utilização da mesma, ou seja, pontos fortes, pontos fracos, relativos à empresa, oportunidades e ameaças, relativos ao meio envolvente à empresa. O objetivo desta análise é relacionar os pontos fortes e fracos internos da empresa com as oportunidades e ameaças externas do mercado e da concorrência.
O terceiro degrau a ser estabelecido é o estabelecimento de objetivos. esta fase é de primordial importância, na medida em que inicia o processo de definição da estratégia e determina a sua direção. É importante que os objetivos sejam definidos de forma correta, para tal, deverão ser OBJETIVAS.
O quarto passo a ser seguido, é a criação de estratégias de marketing de Marketing: É neste passo que todas as decisões de caráter estratégico são tomadas. Aqui, define-se o rumo geral que se pretende imprimir à estratégia de marketing da empresa. Para elaborar uma estratégia eficaz, devemos definir três pontos.
A quinta etapa do plano é preenchida com objetivos claros, é transformar os princípios básicos da estratégia em ações concretas a empreender ao nível do produto, do preço, da distribuição e da comunicação. As hipóteses são imensas, variando de caso para caso. O importante é fazer uso do trabalho anterior, de forma a que todas as decisões sejam coerentes com a estratégia adaptada. Lembre-se: todas as ações da empresa, e não só a sua publicidade, comunicam com o cliente.
Na sexta questão do plano está a questão central da empresa a ser criado, o orçamento. Este passo é fundamental para uma utilização eficaz do plano de marketing. Quantificar todas as ações planeadas permite não só obter uma idéia bastante definida de quais serão os gastos de marketing, como também um controlo eficaz da execução do plano no dia-a-dia.
Pois bem, aqui estão alguns dos passos deflagrados num planejamento de marketing. E para melhor entender esta nossa atividade introduzimos como outro passo, o controle da atividade, como forma de coibir que estas se tornem eficazes. Foi nesse sentido que temos que falamos sobre todas as outras com a presteza de sempre construindo instrumentos ao longo destes passos. Exercer esse controle é a única forma de verificar que a estratégia elaborada é implementada corretamente e de perceber quais os aspectos a melhorar
No último passo temos a competitividade do como muda atualmente, é importante introduzir ajustamentos freqüentes, de forma a que o plano continue a ser um documento útil. O plano de marketing é um instrumento de trabalho e não algo imutável.
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Decisões...
Vamos falar agora de um ponto complexo, mas de todo modo, fácil de detalhar. Aqui é importante referendar que todas as decisões terão de serem observadas com muita cautela. Haja visto que, o arrependimento pode ser tarde e isto trará grande desfalque tanto do ponto de vista profissional como empresarial.
Estamos falando de decisão, aspecto curioso e com uma responsabilidade capaz de atacar o resto da vida do empresário. Neste momento as incertezas aparecem, mas elas sempre são convertidas em situação reais. Estas incertezas podem de fato ser significante, mas quando bem decididas terão alcance vitorioso.
Aqui, já atacamos o que classificamos de decisões complexas, as incertezas, o que por certo é uma grande dificuldade. Podemos definir estratégia como sendo o caminho escolhido para posicionar a organização de forma competitiva e garantir sua sobrevivência
De forma clara e objetiva, digamos que uma dificuldade ocorre quando não há a escolha ou de definição de uma estratégia.
Algumas pessoas possuem dificuldades nas decisões mais simples, como escolher um prato num restaurante ou um de TV. Quando trazemos esta dificuldade de poder de decisão para o universo empresarial, ele se torna muito mais grave, pois pode-se perder uma grande negociação apenas pelo titubear de decisão numa reunião. E tão grave quanto a indecisão é a procrastinação, que tem levado muitas pessoas a erros difíceis de reparação. Um exemplo disto é aquele empresário que precisa tomar uma decisão de investimento em inovação de produtos, ou numa negociação com fornecedores e acaba perdendo uma excelente oportunidade de ganho ou lucro porque no momento de tomada de decisão ele opta pela indecisão. E o mercado não perdoa quem não toma as decisões nas horas certas.
Por isso, é preciso sempre fazer uma análise da situação e de possíveis implicações, com o máximo de elementos possíveis, para que, ao menos, possamos tomar uma decisão com embasamento de conhecimento.
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Por derradeiro, a professora requer uma pesquisa que demonstre como os gestores estão utilizando a teoria da decisão. Lembramos primeiramente que se trata de uma ciência que trabalha com a tomada de decisões racionais, voltadas exclusivamente para a proteção da empresa e com a possibilidade de converter erros em acertos.
Objetivo da Teoria da Decisão é apoiar a escolha de uma ação (ou de uma estratégia) que seja consistente com as alternativas, a informação, os valores e a lógica do decisor no momento da tomada de decisão. “Mario Penzo” Advogado e Economista.
Voltando ao nosso tema central, geralmente há alguns pecados no dia-a-dia dos gestores, estes pecados estão arduamente causando desprestigio no ramo dos negócios, de vez em quando ocorre por exemplo o fechamento de uma empresa e o empobrecimento insustentável de uma determinado cidadão.
Os sistemas têm juntos a nobreza de capacitar nosso clientes e empregados e assim desenvolver um setor competitivo e ético. É assim que estão sendo utilizadas as teorias dos negócios, entre elas a das DECISÕES.
Demonstramos que as ferramentas para análise de decisão são compatíveis com o processo de planejamento estratégico e que contribuem para uma boa utilização da Teoria das Decisões contribuindo para a prevenção de erros geralmente cometidos por organizações que a utilizam.
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