domingo, 12 de agosto de 2012

Energia – Sistema Energético Brasileiro


Esse é uma tema de grande repercussão mundial. Em toda parte do mundo  encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por sinal, e para exemplificar, a energia solar e a eólica, advinda do vento, fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis extraidos do petróleo e do carvão mineral possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional e uma preocupação sustentavel.

A título informativo apresentamos logo abaixo as principais fontes energéticas que estão em debate e em análise, face a necessidade de preservar e renovar quando preciso for.
Energia hidráulica, esta é a mais conhecida e utilizada mundo afora, bem como tambem no Brasil, é a mais utilizada, em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.

Energia solar, ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impáctos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade. É portanto uma das fontes, a ser bem mais sucedidas futuramente, inclusive do ponto de vista qualitativo humano.
Energia de biomassa, é a energia gerada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas. Ogás metano produzido é usado para gerar energia.

Energia gravitacional, gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.
Energia eólica, gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, os movimentos delas geram energia elétrica. È uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

Energia nuclear, o urânio é um elemento químico que possui muita energia. Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.Porque aqui não recordarmos da situacão Japonesa, que as pessoas foram expostas a um ar e água poluída em razão do desastre natural.
Energia fóssil, é uma fonte com caracteristicas milenar e é formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo, diesel e gasolina e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.

Energia geotérmica, nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode causar danos a saúde humana devido ao alto nível temperário que pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Tal fonte ainda é pouca utilizada devido ao alto custo e o despreparo tecnológico brasileiro.

Considerações sobre as principais questões de energia para o desenvolvimento da humanidade.
Para prestar atendimento ao tema requisitado pela Magnífica Professora Clara Braz, tecemos simples fatos que estão em constâncias relatividade com a energia que usamos.
É de bom senso dizer que até o nosso corpo depende de algum tipo de energia para transitar diariamente e perfazer uma trajetória de muitas atividades e situações. Por óbvio esta avalanche de situações nos obriga a fazer a seguinte pergunta. De onde vem a energia que utilizamos para os vários equipamentos que manuseamos no cotidiano?

Não é muito fácil achar a resposta de forma urgente e convincente. Pois diversas são as formas de obtenção da energia utilizadas em diversos produtos, nos veículos automotivos a energia é produzida através da queima do combustível, a gasolina ou o álcool. No trem, que é movido pela máquina a vapor, a energia vem da queima da madeira ou mesmo do carvão mineral, produzindo dessa forma a energia necessária para a sua movimentação. A energia que utilizamos para fazer com que os equipamentos elétricos funcionem é a energia elétrica, gerada pelas usinas hidrelétricas ou mesmo as termelétricas. 
Por este prisma, notamos certa dificuldade parra entender a formação de energia e a sua utilização consciente. A energia necessária para promover a movimentação de veículos automotivos vem da queima de combustíveis, gerando a energia térmica, lembrando que a energia que inicia esse processo é a “energia química”. A transformação de uma forma de energia em outra também ocorre nos equipamentos que utilizamos diariamente, os equipamentos eletrônicos, como, por exemplo, o mini system, transformam a energia elétrica em outras formas de energia como, por exemplo, a sonora. Através desses simples exemplos podemos concluir que a energia encontra-se em constante transformação.

Nesta via, considerável é a interposição de projetos conscientes que possam delinear a vida das pessoas. Por certo a implantação de projetos, para atender alguns setores usuários como:
Orientações para uso eficiente, adequação de instalações elétricas internas, doações de equipamentos eficientes lâmpadas, geladeiras, substituição de chuveiros por aquecedor solar.    A partir das tais formalidades aqui empregads, temos agora a principal questão a ser enfrentada, diante da geração de energia em relaçao à biotecnologia. A princípio relatemos aqui a biotecnologia, pois, embora seja uma ciência ainda jovem, já mostrou seu potencial para melhoria da qualidade de vida do homem. Neste particular, a biotecnologia voltada diretamente para o ser humano já deu suas primeiras contribuições.
O melhoramento genético via biotecnologia é a mais promissora, precisa e rápida estratégia para elevar a produção agrícola mundial, reduzindo as perdas na colheita, perdas decorrentes de pragas e doenças e elevando a produtividade das lavouras. Os benefícios da biotecnologia já se fizeram sentir pelos agricultores que vêm utilizando variedades transgênicas. Dentre eles, incluem-se os decorrentes da alteração genética das plantas para: Resistência a fatores bióticos, adaptação a condições extremas, características nutricionais etc.

Toda essa engrenagem resulta numa necessidade de produção de energia lima e renovável.

A produção de etanol por via fermentativa é, por definição, um processo biotecnológico, uma vez que o responsável pela transformação do açúcar em álcool é um ser vivo, a levedura Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura vem sendo utilizada pelo homem, há pelo menos oito mil anos, para a produção de alimentos e bebidas, entre outros produtos de considerável importância econômica.

A então ministra Marina Silva foi uma das pioneiras a levantar a bandeira da sustentabilidade, com vistas ao crescimento econômico via energia, e por conseqüência via natureza.
Numa conferência, a Ministra Marina Silva lembrou as quatro diretrizes definidas para as ações do Ministério, onde a “primeira delas é o desenvolvimento sustentável. O Meio Ambiente não é um entrave ao desenvolvimento, é a garantia de um desenvolvimento adequado. A floresta, o pantanal, os rios, o mar, nada disso impede o Brasil de desenvolver energia, indústrias ou transportes, de gerar empregos e moradia, de distribuir renda e justiça social. Ao contrário, a natureza é a fonte de todas essas riquezas. Só precisamos aprender a fazer as coisas de modo adequado, a tomar os cuidados necessários, a seguir as leis e a ouvir a voz do bom senso.

Podemos concluir que do ponto de vista socioeconômico o meio ambiente pode e deve ser tratado com objetividade positiva, o que vai acontecer à medida que os empreendimentos, obras e serviços priorizem a qualidade ambiental gerando incentivos nos meios de emprego e renda e receita tributária, sem adentrar pela inconstitucionalidade.
A corrida para desenvolver novas energias renováveis está sendo vista cada vez mais não só como solução para os problemas climáticos, como também para a economia. O setor de energia é, de longe, o maior da economia. É também um dos que passa por mudanças mais profundas e que devem se acentuar e acelerar ainda mais nos próximos anos. A preocupação estende-se a algumas premissas como estas.
·         Combater o desperdício de energia elétrica
·         Estimular o uso eficiente e racional de energia elétrica
·         Reduzir os impactos ambientais e proporcionar maiores benefícios à sociedade.
·         Acelerar a penetração no mercado de aquecedores solar para aquecimento de água, visando substituir a instalação de chuveiros elétricos.
·         Criar condições diferenciadas de financiamento do equipamento em novos empreendimentos.
·         Treinar e capacitar instaladores, distribuidores, projetistas,
·         Criar centros de excelência em tecnologia termossolar no país.
·         Implantar projetos-demonstração
Achamos ainda que o tema energia limpa, deve ser alvo de discussão sobretudo nas escolas e nas faculdade, com o objetivo de:    Capacitar professores e alunos dos níveis fundamental , médio, técnico e superior, no sentido de promover a mudança de hábitos e a redução do desperdício no uso da energia elétrica.

CONCLUSÃO
A Energia sempre foi importante do ponto de vista geopolítico. Isso não deve mudar, porém a geopolítica das energias renováveis será bem diferente da era do petróleo. O tão falado conceito de independência energética toma outra dimensão quando se aborda a tecnologia relacionada às energias renováveis. Ao invés das reservas naturais, serão as tecnologias que determinarão o diferencial competitivo das nações.
Um dos grandes diferenciais competitivos dos países nesta nova era será o domínio de tecnologias de energias renováveis, que são mais complexas do que a de extração tradicional de petróleo. Quatro setores se destacam neste campo: eólica, solar fotovoltaica, baterias e células a combustível, e biotecnologia.

Desses quatro setores, o Brasil só se destaca no último, mas mesmo assim o trabalho fica muito aquém do potencial brasileiro de aplicações desta área na agricultura. O setor de biotecnologia é, de longe, o que apresenta maior número de empresas. Contudo, muitas delas estão tentando desenvolver novas tecnologias para outras áreas, com destaque especial para saúde.

Na área agrícola e de bioquímica, onde a biotecnologia se destaca há trabalhos muito sérios sendo feitos por diversos centros de pesquisa, empresas e pesquisadores de universidades. A grande dificuldade continua a ser passar os avanços do laboratório para a vida real, seja por razões financeiras, legais ou mercadológicas.

Quando se fala de energia, o exemplo óbvio da utilização da biotecnologia é a cana-de-açúcar e a fermentação. Ambos são alvo de pesquisas importantes. E no caso da cana, o exemplo da Canaviallis mostra como o conhecimento acumulado pelo Brasil gera valor.

Precisamos ser a mudança que nós queremos ver no mundo.

Mahatma Gandhi
Por. Redovagno Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!

Foco na saúde!

                                                                    Rosana Lashley Health Coach / Holistic Nutrition Mentor in Human Develop...