sábado, 11 de agosto de 2012

Mudamos de lado, meu partido é outro.



AfrescoCícero denuncia Catilina que representa o senado romano reunido na Cúria HostíliaPalazzo MadamaRoma.















Como sempre diz em seus pronunciamentos o escritor Guarabira Queiroz Lima, o tempo é o senhor da razão. A cultura política da nossa gente mudou.

Alguns ainda pensam relativamente pequeno, outros já estão bem mais avançados do ponto de vista político cultural. Podemos dizer que vivemos a política até como viveu Roma, em termos mandamentais.

Quando utilizamos a expressão cultura política podemos estar nos referindo ao conjunto de atitudes, normas, crenças e valores políticos partilhados pela maioria dos membros de uma determinada sociedade ou nação. Além disso, o tipo do sistema ou regime político em vigor num determinado país, incluindo as instituições políticas existentes, também integram o conceito de cultura política. 

O filósofo alemão Karl Marx, bem como as diversas gerações de pensadores marxistas, tratou a esfera da cultura política como um fenômeno sem importância, principalmente pelo fato de concebê-la como uma esfera da vida social que não possuía autonomia. Na perspectiva marxista, a cultura política era determinada pela infra-estrutura da sociedade, representada pelo modo de produção da vida material. Conseqüentemente, para o pensamento marxista ortodoxo, a cultura política teria pouca ou nenhuma relevância para a análise social, já que toda discussão sobre valores, crenças e sistemas políticos redundaria no pressuposto determinista de que esses elementos não passavam de projeções que asseguravam os interesses das classes dominantes. 

Em Pilão Arcado o senhor tempo transformou tal como transformou Roma e o mundo afora. O fato de vários candidatos jovens e diversas mulheres na política pilãoarcadense é um fato novo e merece aplauso da sociedade moderna.

Começamos pelas chapas majoritárias em disputa pela chefia do executivo nestas eleições de 2012, que é ocupada por homens e mulheres, nas duas coligações. Sendo portanto, uma vice em cada umas das chapas em disputa.

O atual prefeito reuniu em sua chapa apoios até então não esperados, é o caso da família ribeiro que tem um peso político capaz de mudar qualquer situação. Esta novidade faz com que dizemos que o atual gestor da esfera executiva local é um dos grandes políticos da região.

São apenas um dos lados da política em Pilão Arcado, hoje a presidência da Câmara é ocupada por uma mulher, Senhora Celcia Rocha e assim vai. Mudamos ou não mudamos de lado?
Ninguém tem mais paixão por grupo político, a exemplo disto, foi as eleições de 2005, 2007 (suplementar) e 2008, que a comunidade elegeu homens que nunca tinham ocupado cargo algum no setor público local. Mudamos ou não mudamos de lado?

O Partido dos Trabalhadores que era tido como o inaliável hoje é a agremiação de frente para decidir qualquer eleição. Mudamos ou não mudamos de lado?

A igreja evangélica tem pelomenos quatro candidatos. Mudamos ou não mudamos de lado?
São apenas alguns pontos que aos pouco tem forçado as ideologias políticas locais.

Pois é, ninguém pode mais duvidar que gurpa A ou grupo B não apóia mas X ou Y. Esta é a real situação da nossa política que até agora tem mostrado uma grande força inclusive pelos candidatos a vereadores, senhores com um alto poder de embate políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!

Foco na saúde!

                                                                    Rosana Lashley Health Coach / Holistic Nutrition Mentor in Human Develop...